quarta-feira, 28 de março de 2012

Beleza do olhar


 
   Como qualquer outro ser humano, eu tenho inúmeras necessidades, fato óbvio dado a minha natureza imperfeita e a fragilidade da minha espécie. Mas hoje acordei pensando em uma carência que quase ninguém leva em consideração, talvez porque tenha uma conotação negativa: a necessidade que temos de sermos vistos.
   Há quem diga que gosta de ser sozinho, mas no fundo em algum momento sente-se a vontade de ser olhado. Lógico que os olhos dos quais necessito sejam bem diferente dos olhos que você espera que te fitem. Há quem deseje sobre si muitos e anônimos olhares. 



"E por falar em beleza onde anda a canção
Que se ouvia na noite dos bares de então
Onde a gente ficava,onde a gente se amava
Em total solidão"



     Talvez essa seja a classe dos artistas, que têm quase uma dependência desses tantos desconhecidos e que sem eles perdem a razão e a graça da vida.
Já outros também gostam de vários olhares, porém familiares. São aquelas celebridades do cotidiano, aqueles de quem todos sabem nome, mas ele só sabe o seu próprio. Carismáticos sempre haverá quem os olhem por toda vida.




"Ah, se eu pudesse entender,
O que dizem os seus olhos."



"Hoje eu saio na noite vazia
Numa boemia sem razão de ser
Na rotina dos bares,que apesar dos pesares,
Me trazem você"

"Esse teu olhar
Quando encontra o meu
Fala de umas coisas que eu não posso acreditar..
.Doce é sonhar, é pensar que você,
Gosta de mim, como eu de você..."

   
        Tão complicado quanto o primeiro grupo são as pessoas que, como eu, necessitam de apenas um olhar: o do ser amado.  É perigoso porque basta à ausência desse olhar para sua vida mergulhar em uma completa e apavorante escuridão. É como se de repente você que via tudo perdesse a capacidade de enxergar.  Há uma precisão viciosa do olhar do outro, como se somente ele te desse a possibilidade de enxergar a si mesmo e assim se tornar real. Olhar através da visão alheia te tira o conhecimento de si, para subjugar-se ao achar do outro.

     

"E por falar em paixão, em razão de viver,
Você bem que podia me aparecer
Nesses mesmos lugares, na noite, nos bares
Onde anda você?"






  E ainda existe quem paranoico, seja iluminado pelos olhos ilusórios de pessoas ausentes. No geral eles pensam: “ O que fulano diria se me visse fazendo isso!” Vivem entre a imaginação e a realidade. São pessoas que sofrem com a ausência, permanecem presas ao passado e vivem  cada instante o    “ E Se?”. A vida passa a ser regida pela possibilidade do olhar que esse alguém lançaria sobre si.


"O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.Sabe bem olhar pra ela,Mas não lhe sabe falar"

"Eu bebo um pouquinho prá ter argumento                                                                                                                                                       Mas fico sem jeito calado, ele ri                                                                                                           Ele zomba do quanto eu chorei ..."

         Às vezes me imagino como uma personagem de novela, vivendo com milhares de olhares que já sabem o que vai acontecer na minha vida. E com direito a trilha sonora e tudo mais. No fundo quero acreditar que do outro lado está apenas um par de olhos, aqueles olhos da edição passada. Que me faz sentir saudade e minha alma perguntar: por onde anda? Quando olho o céu de estrelas que cintilam minhas noites tenho a certeza que essa mesma luz, em algum lugar, também o ilumina.






"E por falar em saudade onde anda você

Onde andam seus olhos que a gente não vê

Onde anda esse corpo

Que me deixou louco de tanto prazer"





Cheiro Aurorinha!!!


Ficha Técnica

Fotos: Marília Camelo
Modelo: Tassila Magalhães
Produção: Daniele Gonzaga
Músicas e Citações:
Resposta ao Tempo - Nana Caymmi (http://www.youtube.com/watch?v=BLs16sjWdCc)
Onde anda você - Vinícius de Morais (http://www.youtube.com/watch?v=x787IgD-fQA)
Este seu olhar - Tom Jobim (http://www.youtube.com/watch?v=bEl-wAN95N0)
O Amor quando se revela - Fernando Pessoa

Um comentário: