domingo, 29 de abril de 2012

O que há por trás de uma intelectual?


Leque Salão das Ilusões

    Por trás de uma intelectual sempre há paixão. Enxergamos o mundo como um emaranhado de conceitos racionais, mas quando percebemos como estes se aplicam ao cotidiano, sentimos um prazer inexplicável, ou seja, conseguimos dar sentido ao mundo. O intelectual é apaixonado pelo mundo, pela história, pela humanidade, por tudo aquilo que instigue o pensamento, que o faça ter novas ideias, mesmo que estas possam soar como devaneios de quem "pensa demais". Mas prefiro passar por doida do que ser "normal" e levar uma vida inteira repetindo frases alheias e cansadas. 

Macaquinho e colar de pérolas Salão das Ilusões

Macaquinho e colar de pérolas Salão das Ilusões

   
Macaquinho e colar de pérolas Salão das Ilusões
    Eu não diria que tenho uma carinha de gênio, mas de aprendiz. Os gênios, em alguns momentos, têm verdades prontas. Os aprendizes, não. Eles são inquietos, estão sempre querendo saber, conhecer mais. Então, por mais que meu semblante seja tranquilo ou que meus hobbies sejam estáticos: ler, assistir filmes e ouvir música são momentos em que estou descobrindo novas ideias, sentindo novas experiências, mesmo que mediadas por essas linguagens, para descobrir outras faces do mundo, da vida e de outras pessoas.   Daí porque corto o cabelo com frequência, mudo a cor das unhas toda semana e adoro acessórios inusitados, é a minha forma de expressar essa inquietação e mudança.


Blusa acervo pessoal , saia e leque Salão das Ilusões



      Há quem ache que por trás do livro se esconde uma menina tímida, que prefere se prender às histórias e pensamentos complexos da literatura ou das ciências humanas do que "viver". Mas, para mim, na verdade, há uma mulher livre. Que pensa por si mesma, que sabe a diferença entre o certo e errado. E erra conscientemente, em busca de uma nova experiência que o livro não pode descrever, porque ele só traz o que, supostamente, é certo. 
     Uma mulher que, pela diversidade de ideias com as quais tem contato, é capaz de respeitar a ideia do outro e não tenta convencê-lo de que apenas o ponto de vista dela é o certo, pois é preciso existir diferenças, pensamentos discordantes, contraditórios, para que o mundo se torne instigante e as pessoas despertem curiosidade, afinal, de que adianta conversar somente com quem concorda comigo? Vou ouvir sempre a mesma resposta, essa eu já conheço, e isso é chato! 

Óculos Salão das Ilusões

Blusão de lã brechó Casa MM, bolsa, óculos e sandália Salão das Ilusões

   Outra coisa que nos difere é que não gostamos de perigo, na verdade ninguém gosta do perigo, o que as pessoas gostam é do efeito da adrenalina. Elas gostam de correr risco, porque há diferença entre risco e perigo. Intelectual tende a querer ter o controle da situação, e o risco para ele se apresenta quando se depara com o novo, o que não é do seu conhecimento ou domínio. E aí vem sua descarga de adrenalina, a ânsia de dominar esse novo, é onde está o desafio. De compreender algo, alguém, uma situação, uma obra, um processo químico, um filme complexo, um livro, uma nova língua... 







     Acredito que é possível ler Freud, Marx e Adam Smith no salão de beleza, ou ler Lipovetsky e o Diabo Veste Prada ao mesmo tempo, ou melhor ainda, encontrar no shopping, sapatos que lembrem os de Virgínia Wolf ou se emocionar com as mulheres de Jane Austen e ir pra balada em seguida. Se a mulher se despir dos preconceitos, ela consegue se vestir com conteúdo




Vestido acervo pessoal


Blusa acervo pessoal , saia e leque Salão das Ilusões


  Para algumas mulheres, a graça está em dialogar de igual com os homens, mas, para mim, está não em medir forças com o sexo oposto, mas unir conhecimento e o que é próprio da mulher, como sua feminilidade e sensibilidade, para seduzir. As palavras certas com conteúdo, no momento oportuno, combinadas com um perfume agradável, um batom vermelho ou um salto alto deixam qualquer mulher atraente. Ser inteligente e sedutora não é fácil, mas é possível, e quando você consegue, descobre o verdadeiro poder. Agora, é preciso que a intelectual se assuma como mulher. Do contrário, ela será apenas intelectual.


          


Cheiro Aurorinha!!

Ficha Técnica
Fotos: Rafa Bastos
Produção: Dani Gonzaga
Aurorinha: Naiana Rodrigues
Texto: Naiana Rodrigues
Locação: Parque do Coco
Marcas: 
 Brechó Casa MM
Meu querido Ácaro e Boutique (Salão das Ilusões - 85 3231.0602
- salondelasilusiones@gmail.com)
Rua Coronel Ferraz, 80. Ao lado do colégio Imaculada Conceição.
www.salondelasilusiones.com


Aberto de segunda à sexta das 14 às 18hs.
Confira nossa programação:



4 comentários:

  1. Adorei tudo!

    muito lindo!

    bjos e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meninas, eu fiquei tão linda!!! E cada foto que olho lembro do quão foi divertido colaborar com vcs. Rafa e Dani, vcs são ótimas!!! E vida longa pra Aurorinha!

    ResponderExcluir
  3. Zeeenzazional!!! Texto, styling, fotos #) Naiana ta LINDA e exalando segurança e sabedoria!!! Tão de parabéns mais uma vez, e como disse a mesma: vida longa para Aurorinha ;)

    ResponderExcluir
  4. Sempre sonhei com esse ensaio! Adoro o estilo da Nay e as fotos ficaram lindas. Dignas de impressão. O texto nem se fala, maravilhoso! Quero mais meninas!

    ResponderExcluir